Tuesday, July 28, 2009

O poder de doar-se


Hoje dedico este texto a todas as mulheres fortes, que assim como eu, possuem o poder de doar-se.Amar de um modo singular, sem esperar em troca ao menos um sorriso.Corações fortes, que em um insondável infinito vestem-se de ternura e compaixão.
A dor que as vezes rodeia-nos acaba por ser vencida e se torna insignificante diante do brilho que inrradia nossa auto estima.
Capazes de atravessar o mundo, carregando nos braços os que se sentem perdidos, temos a capacidade de guiá-los apenas com um olhar.
Mulheres únicas, de personalidade forte, onde nenhum homem até hoje ousou desafiar, sabem que ao fim irão render-se ao som de nosso levado sorriso, os deixando bobos diante de nossa graça.
Escolhidas como esposas, somos as filhas adoráveis de uma infinita infância, trazendo a alegria para onde antes só havia a dor e solidão.
Nossos pais, relutam em nos deixar partir, pois somos o raiar do sol de cada manhã e o colorido que invade as tardes.
Deixamos nossas casas, toda nossa proteção e carinho, para guerrearmos no dia a dia, em nome de nossa própria felicidade, experimentamos a tristeza e decepções, o crescimento doloroso porém necessário, deixa a certeza que mesmo que um dia sozinhas seremos capazes de recomeçar e fazer das nossas experiências espelho para muitos.
Não nos rendemos as nossas vontades, antes nos despimos de todo conforto e agrados para sermos amáveis, tolerantes, amigas, mães e esposas.
Tiramos do nosso sonho os desejos de privilégio e damos de bom coração este espaço para que outros possam sonhar e através de nós encontrarem os seus objetivos.

Levantamos com a aurora e nos deitamos com a noite.Não conhecemos a palavra preguiça e não damos a mão para o desânimo.
Somos únicas, soberanas, rainhas, somos como uma coroa de dignidade, carregando em nossos nomes toda uma geração e em nosso sobrenome a nossa honra.
Todos os direitos reservados a autora deste blog
Creative Commons License
O poder de doar-se by Aline M.B est mis à disposition selon les termes de la licence Creative Commons Paternité-Pas d'Utilisation Commerciale-Pas de Modification 3.0 Unported.
Basé(e) sur une oeuvre à donyatiminreves.blogspot.com.
Les autorisations au-delà du champ de cette licence peuvent être obtenues à http://donyatiminreves.blogspot.com/.

Monday, July 20, 2009

Envelhecer e o Tempo


Pensamentos de Henry van DykeEscritor e pastor protestante - EUA - 1852-1933
"Eu vou envelhecer, mas nunca perderei o gosto pela vida,porque a última curva da estrada será a melhor.""O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os quetêm medo, muito longo para os que sofrem, muito curto para os que sealegram. Mas para os que amam, o tempo é eterno."

Silêncio


Aprendi o silêncio com os faladores...A tolerância com os intolerantes...A bondade com os maldosos, e por estranho que pareça, sou gratoa esses professores.""Árvores são poemas que a terra escreve para o céu.Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registrartodo o nosso vazio.""Como posso perder minha fé na justiça da vida, quando os sonhos dosque dormem num colchão de penas não são mais belos do que os sonhosdos que dormem no chão ?""Muitas vezes procuro indagar a mim mesmo:"Será minha fantasia que me fez tecer tanto assim, até que me sintaenradilhado nas suas nuvens ?""Quando o amor te acenar, segue-o, ainda que por caminhos ásperose íngremes. E quando suas asas te envolverem, rende-te a ele, ainda quea lâmina escondida sob suas asas possa ferir-te.E quando ele te falar, acredita no que ele diz, ainda que sua voz possadestroçar teus sonhos, assim como o vento norte açoita o jardim.Pois, se o amor te coroa, ele também te crucifica.Se te ajuda a crescer, também te diminui.Se te faz subir às alturas e acaricia teus ramos mais tenros, quetremem ao sol, também te faz descer às raízes e abala a tua ligaçãocom a terra. Como os feixes de trigo, ele te mantém íntegro.Debulha-te até que fiques nu. Transforma-te, retirando a tua palha.Tritura-te, até que estejas branco. Amassa-te, até que te tornesmacio; e então te apresenta ao fogo, para que te transformes em pão,no banquete sagrado de Deus. Todas essas coisas pode o amorrealizar, para que saibas dos segredos do teu coração, e com esseconhecimento sejas um fragmento do coração, da vida...""Quem vive nas trevas não consegue ser visto,nem vê nada.""Sou ignorante ante a verdade absoluta. Mas sou humilde ante a minha ignorância, e nisto consistem minhahonra e minha recompensa.""Um só ramo em flor tem mais futuro do que toda uma floresta seca.E numa só semente de trigo, há mais vida do que num montão de feno."

Sunday, July 19, 2009

Al Hob O Amor


Então, Almitra disse: “Fala-nos do amor.”E ele ergueu a fronte e olhou para a multidão,e um silêncio caiu sobre todos, e com uma voz forte, disse:
Quando o amor vos chamar, segui-o,Embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados;E quando ele vos envolver com suas asas, cedei-lhe,Embora a espada oculta na sua plumagem possa ferir-vos;E quando ele vos falar, acreditai nele,Embora sua voz possa despedaçar vossos sonhosComo o vento devasta o jardim.Pois, da mesma forma que o amor vos coroa,Assim ele vos crucifica.E da mesma forma que contribui para vosso crescimento,Trabalha para vossa queda.E da mesma forma que alcança vossa alturaE acaricia vossos ramos mais tenros que se embalam ao sol,Assim também desce até vossas raízesE as sacode no seu apego à terra.Como feixes de trigo, ele vos aperta junto ao seu coração.Ele vos debulha para expor vossa nudez.Ele vos peneira para libertar-vos das palhas.Ele vos mói até a extrema brancura.Ele vos amassa até que vos torneis maleáveis.Então, ele vos leva ao fogo sagrado e vos transformaNo pão místico do banquete divino.Todas essas coisas, o amor operará em vósPara que conheçais os segredos de vossos coraçõesE, com esse conhecimento,Vos convertais no pão místico do banquete divino.Todavia, se no vosso temor,Procurardes somente a paz do amor e o gozo do amor,Então seria melhor para vós que cobrísseis vossa nudezE abandonásseis a eira do amor,Para entrar num mundo sem estações,Onde rireis, mas não todos os vossos risos,E chorareis, mas não todas as vossas lágrimas.O amor nada dá senão de si próprioE nada recebe senão de si próprio.O amor não possui, nem se deixa possuir.Porque o amor basta-se a si mesmo.Quando um de vós ama, que não diga:“Deus está no meu coração”,Mas que diga antes:"Eu estou no coração de Deus”.E não imagineis que possais dirigir o curso do amor,Pois o amor, se vos achar dignos,Determinará ele próprio o vosso curso.O amor não tem outro desejoSenão o de atingir a sua plenitude.Se, contudo, amardes e precisardes ter desejos,Sejam estes os vossos desejos:De vos diluirdes no amor e serdes como um riachoQue canta sua melodia para a noite;De conhecerdes a dor de sentir ternura demasiada;De ficardes feridos por vossa própria compreensão do amorE de sangrardes de boa vontade e com alegria;De acordardes na aurora com o coração aladoE agradecerdes por um novo dia de amor;De descansardes ao meio-diaE meditardes sobre o êxtase do amor;De voltardes para casa à noite com gratidão;E de adormecerdes com uma prece no coração para o bem-amado,E nos lábios uma canção de bem-aventurança.
__________Copyright © Arnaldo Poesia - Le Monde de Paris - Quinzaine Littéraire.Visite a minha página: Gibran Kahlil Gibran: O Poeta do AmorRecomende esta página

Frases e Pensamentos


Uma razão para que Deus tenha criado o tempo é para que houvesse um lugar para enterrar os fracassos do passado. (Autor desconhecido)


"Oração é quando você fala com Deus; meditação é quando você escuta Deus." (Diana Robinson)

"Deus amou os pássaros e inventou árvores. O homem amou os pássaros e inventou gaiolas." (Jacques Deval)


"Um irmão é um amigo que Deus lhe deu; um amigo é um irmão que seu coração escolheu." (Autor desconhecido)


"Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo." (Martin Luther King)


"Deus não nos exige que tenhamos sucesso; ele só exige que você tente." (Madre Teresa de Calcutá)


"Qualquer um pode contar as sementes em uma maçã, mas só Deus pode contar o número de maçãs em uma semente." (Robert H. Schuller)


"Minhas imperfeições e fracassos são como uma bênção de Deus, assim como meus sucessos e meus talentos, e eu coloco ambos a seus pés." (Mahatma Gandhi)


O Poeta


Sou um estrangeiro neste mundo.
Sou um estrangeiro, e há na vida do estrangeiro uma solidão pesada e um isolamento doloroso. Sou assim levado a pensar sempre numa pátria encantada que não conheço, e a sonhar com os sortilégios de uma terra longínqua que nunca visitei.
Sou um estrangeiro para minha alma. Quando minha língua fala, meu ouvido estranha-lhe a voz. Quando meu Eu interior ri ou chora, ou se entusiasma, ou treme, meu outro Eu estranha o que ouve e vê, e minha alma interroga minha alma. Mas permaneço desconhecido e oculto, velado pelo nevoeiro, envolto no silêncio.
Sou um estrangeiro para o meu corpo. Todas as vezes que me olho num espelho, vejo no meu rosto algo que minha alma não sente, e percebo nos meus olhos algo que minhas profundezas não reconhecem.
Quando caminho nas ruas da cidade, os meninos me seguem gritando: "Eis o cego, demos-lhe um cajado que o ajude." Fujo deles. Mas encontro outro grupo de moças que me seguram pelas abas da roupa, dizendo: "É surdo como a pedra. Enchamos seus ouvidos com canções de amor e desejo." Deixo-as correndo. Depois, encontro um grupo de homens que me cercam, dizendo: "É mudo como um túmulo, vamos endireitar-lhe a língua." Fujo deles com medo. E encontro um grupo de anciãos que apontam para mim com dedos trêmulos, dizendo: "É um louco que perdeu a razão ao freqüentar as fadas e os feiticeiros."
Sou um estrangeiro neste mundo.
Sou um estrangeiro e já percorri o mundo do Oriente ao Ocidente sem encontrar minha terra natal, nem quem me conheça ou se lembre de mim.
Acordo pela manhã, e acho-me prisioneiro num antro escuro, freqüentado por cobras e insetos. Se sair à luz, a sombra de meu corpo me segue, e as sombras de minha alma me precedem, levando-me aonde não sei, oferecendo-me coisas de que não preciso, procurando algo que não entendo. E quando chega a noite, volto para a casa e deito-me numa cama feita de plumas de avestruz e de espinhos dos campos.
Idéias estranhas atormentam minha mente, e inclinações diversas, perturbadoras, alegres, dolorosas, agradáveis. À meia-noite, assaltam-me fantasmas de tempos idos. E almas de nações esquecidas me fitam. Interrogo-as, recebendo por toda resposta um sorriso. Quando procuro segura-las, fogem de mim e desvanecem-se como fumaça.
Sou um estrangeiro neste mundo.
Sou um estrangeiro e não há no mundo quem conheça uma única palavra do idioma de minha alma...
Caminho na selva inabitada e vejo os rios correrem e subirem do fundo dos vales ao cume das montanhas. E vejo as árvores desnudas se cobrirem de folhas num só minuto. Depois, suas ramas caem no chão e se transformam em cobras pintalgadas.
E as aves do céu voam, pousam, cantam, gorgeiam e depois param, abrem as asas e viram mulheres nuas, de cabelos soltos e pescoços esticados. E olham para mim com paixão e sorriem com sensualidade. E estendem suas mãos brancas e perfumadas. Mas, de repente, estremecem e somem como nuvens, deixando o eco de risos irônicos.
Sou um estrangeiro neste mundo.
Sou um poeta que põe em prosa o que a vida põe em versos, e em versos o que a vida põe em prosa. Por isto, permanecerei um estrangeiro até que a morte me rapte e me leve para minha pátria.
(extraído de "Temporais")
Gibran Khalil Gibran

Saturday, July 11, 2009

Passeio de trem


Dia desses, recebi uma mensagem via e-mail que comparava a vida a uma viagem de trem.
A nossa vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques edesembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresasagradáveis com alguns embarques e de tristezas com os desembarques.
Quando nascemos, ao embarcarmos nesse trem, encontramos duas pessoasque, acreditamos que farão conosco a viagem até o fim: nossos pais. Nãoé verdade. Infelizmente, em alguma estação, eles desembarcam,deixando-nos órfãos de seus carinho, proteção, amor e afeto.
Mas isso não impede que, durante a viagem, embarquem pessoasinteressantes que virão ser especiais para nós: nossos irmãos, amigos eamores.
Muitas pessoas tomam esse trem a passeio. Outras fazem a viagemexperimentando somente tristezas. E no trem há, também, outras quepassam de vagão em vagão, prontas para ajudar quem precisa.
Muitos descem e deixam saudades eternas. Outros tantos viajam no trem detal forma que, quando desocupam seus assentos, ninguém sequer percebe.
Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão carosacomodam-se em vagões diferentes do nosso. Isso nos obriga a fazer essaviagem separados deles. Mas isso não nos impede de, com grandedificuldade, atravessarmos nosso vagão e chegarmos até eles. O difícilé aceitarmos que não podemos sentar ao seu lado, pois outra pessoaestará ocupando esse lugar.
Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas,embarques e desembarques. Sabemos que esse trem jamais volta.
Façamos essa viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bomrelacionamento com todos, procurando em cada um o que tem de melhor,lembrando sempre que, em algum momento do trajeto poderão fraquejar, e,provavelmente, precisaremos entender isso. Nós mesmos fraquejamosalgumas vezes. E, certamente, alguém nos entenderá.
O grande mistério é que não sabemos em qual parada desceremos.
E fico pensando: quando eu descer desse trem sentirei saudades? Sim.Deixar meus filhos viajando sozinhos será muito triste. Separar-me dosamigos que nele fiz, do amor da minha vida, será para mim dolorido.
Mas me agarro na esperança de que, em algum momento, estarei na estaçãoprincipal, e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem, que nãotinham quando embarcaram.
E o que me deixará feliz é saber que, de alguma forma, eu colaborei paraque essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.
Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem edesembarquem pessoas. Minha expectativa aumenta, à medida que o trem vaidiminuindo sua velocidade…
Quem entrará? Quem sairá? Eu gostaria que você pensasse no desembarquedo trem, não só como a representação da morte, mas, também, como otérmino de uma história, de algo que duas ou mais pessoas construíram eque, por um motivo ínfimo, deixaram desmoronar.
Fico feliz em perceber que certas pessoas como nós, têm a capacidade dereconstruir para recomeçar. Isso é sinal de garra e de luta, é saberviver, é tirar o melhor de “todos os passageiros”.
Agradeço muito por você fazer parte da minha viagem, e por mais quenossos assentos não estejam lado a lado, com certeza, o vagão é o mesmo.
Autor Desconhecido

Os vossos corações conhecem em silêncio os segredos dos dias e das noites.Mas vossos ouvidos anseiam pelo som do conhecimento do vosso coração.Vós sabeis por palavras aquilo que sempre soubestes em pensamento.Tocais com a ponta dos dedos o corpo nu dos vossos sonhos.E ainda bem que assim é.A nascente oculta de vossa alma deve erguer-se e correr e murmurar para o mar, e o tesouro das vossas profundezas infinitas será revelado perante os vossos olhos.Mas que não haja medidas para pesar o vosso tesouro desconhecido;E não procureis as profundezas do vosso conhecimento com limites.Pois o ser em si não tem limites nem medidas.Não digais " Encontrei a Verdade", mas antes " Encontrei uma Verdade".Não digais " Encontrei o caminho para a Alma", mas antes " Encontrei a Alma para seguir o meu caminho".A alma não percorre uma linha, nem cresce como um caniço.A alma desvenda-se a si própria como um lótus de incontáveis pétalas."

Monday, July 6, 2009


A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.
Carlos Drummond de Andrade
Quantas vezes eu me dei conta que nã0 vale a pena cultivar a tristeza, quando agente realmente quer mudar de atitude em relação ao que vemos ou sentimos, parece que aquilo que era tão ruim, já não faz mal tanto qto antes.
Esta liberdade, do pensamento, que ser algum pode aprisionar, essa possibilidade de sair de um local por horas sem ao menos viajar, ou ainda, cantar uma canção e trazer o passado para perto de vc e ter fé para ver que o futuro pode estar mais próximo do que nunca.
Deixo a frase de C.D que comecei o post, como pensamento. Este fim de semana viverei momentos de felicidade, darei risada, sonharei, porque segunda minha realidade continua...