Saturday, September 12, 2009

PAZ UM DIREITO DE TODOS


VIVER EM PAZ É O DESEJO DE (QUASE) TODOS
texto de: Marcial Salaverry

Viver em paz deveria ser o desejo de todos, mas infelizmente não são todos que pensam assim...Vamos fazer parte daqueles que amam a PAZ...

Osculos e amplexos,

Marcial

Teoricamente, viver em paz deveria ser o desejo de todos, mas devido à existência desse (quase), está cada vez mais difícil a possibilidade de se “viver em paz”, tão apregoada desde que o mundo é mundo. A paz é muito falada, mas pouco praticada. Ultimamente então, vive-se em constante estado de beligerância. A nível mundial, nem pensar em paz se pode, porque até nos mais escondidos rincões do mundo se fala e se pratica o salutar esporte da guerra, talvez com o objetivo de controlar a explosão demográfica.

A nível doméstico, já se tornaram corriqueiras as notícias sobre violência de pais contra filhos, de filhos contra pais, e de todos contra todos, num autêntico festival de porradas.

No cotidiano da vida, precisamos viver em constante estado de alerta, devido assaltos, sequestros, acidentes, enfim, tudo aquilo que todos estão cansados de saber, pois todos vivemos neste clima de medo e tensão, vivendo sempre em constante sobressalto, procurando cercar-se de meios que ao menos dificultem a ação de malfeitores. É vida isso?

E pensar que há não muito tempo atrás a situação era bem diferente. Tudo mudou. As pessoas, o mundo. O que teria havido? Havia mais respeito à vida. O progresso tecnológico parece que trouxe consigo uma série de efeitos colaterais.

Resta-nos ainda a lembrança dos bons momentos que foram vividos e que ficam guardados para sempre em nossa lembrança, e ter sempre presente que devemos viver cada segundo intensamente, pois esse segundo é único, não volta jamais, e poderá ser o último de nossa vida. E devemos procurar viver nossa vida da melhor maneira possível, procurando não fazer mal a ninguém, e procurando evitar que nos façam.

Claro que deveremos estar preparados para eventuais contratempos, pois sempre surgem obstáculos e muitas vezes nos vemos sem saída, e com dificuldade para encontrar uma solução para nossos problemas. Não podemos desanimar, por pior que esteja a coisa.

Para tudo existe uma solução, que nem sempre nos será favorável, mas temos que buscá-la, para não deixar pendências pelo caminho.

Devido à insegurança natural, o maior e principal problema está em nós mesmos, em nossa dificuldade de encarar os fatos e lutar por aquilo que realmente desejamos, pelo receio de não conseguir atingir um objetivo, com a sempre pronta desculpa: Não sei se estou vivo amanhã.

Apesar desse espírito derrotista, temos que nos lembrar de que a vida é uma intensa luta e uma provocação constante, e a devemos encarar com coragem e determinação para poder vencer e mostrar a nós mesmos que somos capazes de lutar e ser os melhores. Para isso, devemos sempre seguir a voz de nosso coração, sempre sem medo de viver. Nunca esquecendo de que a razão precisa também ser ouvida. Só o coração muitas vezes nos faz cometer imprudências.

Temos que ter auto confiança e segurança, aliadas a uma certa prudência para poder encarar a vida, toda ela feita de momentos, ora ruins, ora bons, ora tristes, ora alegres, e sempre vivendo o presente, sem esquecer o passado e pensando no futuro.

O passado foi vivido, e deixou muitas recordações, o futuro deve ser encarado com a natural esperança de uma vida feliz. Mas e o presente?

Este é nosso grande presente, devemos vivê-lo ao máximo, para poder fazer desses momentos os melhores de nossa vida, sempre procurando tirar proveito de todas as aulas que temos nessa grande escola, que é a Escola da Vida.

Não devemos nos fastidiar com a rotina da vida. Apesar de parecer que tudo eternamente é igual, basta observar com a devida atenção para ver que sempre existem pequenas mudanças, que são uma natural consequencia de nossa vida. O mesmo caminho todos os dias trilhado, apresenta sempre algo de novo. Basta que saibamos observar e acompanhar, apreciando sempre as pequenas coisas que a vida nos oferece, aceitando as mudanças que o tempo provoca em nosso organismo. Sabendo conviver com a vida, com o tempo, viveremos melhor. Poderemos melhor desfrutar de suas benesses, e melhor contornar as dificuldades.

Não precisamos provar nada para ninguém. Apenas para nós mesmos. O importante é viver e procurar ser feliz, sem tentar prejudicar ninguém.

Simplesmente, VIVA E DEIXE VIVER. Ou seja algo que certos líderes mundiais precisam aprender, que devemos viver a nossa vida, deixando que cada qual viva a sua. Não podemos ser os donos da verdade e do mundo, querendo que todos sigam nossos ditames.

E uma das melhores maneiras de viver bem a vida, é tendo UM LINDO DIA.

No comments:

Post a Comment