Sunday, May 29, 2011

Sonhe sempre

Todo ser humano possui sonhos.

Sonhos grandes, sonhos pequenos, sonhos.
Sonhos nascem a cada dia, a cada hora, a cada minuto.
Sem percebermos um sonho nasce dentro do nosso coração.
Sonhos nos motivam a viver, a continuarmos caminhado.
Vivemos, na verdade, na busca da realização dos nossos sonhos.
Às vezes, pessoas que estão ao nosso redor tentam matá-los com palavras de pessimismo.
Acham que, se não podem realizar seus sonhos,as outras pessoas também não merecem realizar os seus.
Puro egoísmo.
Muitas vezes, achamos que não conseguiremos realizá-los,que eles estão muito distantes de nós.
Ou achamos que não merecemos, porque não somos ninguém.
Se não acreditarmos neles, os perderemos.
Temos que tirar do baú os sonhos, caso contrário, eles envelhecem e assim não conseguiremos mais realizá-los.
A realização vem da luta, esforço e persistência.
Caminhar ao lado de pessoas que nos motivem a sonhar e a persistir nos mesmos, é muito importante.
É um passo para a realização deles.
Mesmo que tudo leve a pensar que parece impossível, não desista do seu sonho.
Busque forças dentro de você.
Peça ajuda a Deus.
Nenhuma oração volta sem resposta.
Acredite que tudo pode acontecer,quando desejamos do fundo do coração.
Você é capaz!
Sonhe sempre.
Nunca deixe de sonhar e você será sempre um vencedor.

Sunday, May 1, 2011

Decoração Jantar

O sucesso de qualquer festa está na sua organização e uma mesa criativa e bem decorada é meio caminho andado para momentos de convívio inesquecíveis. Surpreenda os seus próximos convidados com estas dicas!




Decidir o ambienteO primeiro passo é decidir que tipo de festa vai dar – temática, por cores, para amigos, para a família, de trabalho, formal ou informal. A partir daí é necessário reunir os elementos chave para uma mesa bem-posta e convidativa! Desde a toalha e os guardanapos, passando pela louça e talheres, não se esqueça de adicionar alguns toques decorativos especiais – são os pequenos e imaginativos detalhes que vão tornar a sua mesa o centro das atenções!



Toalhas & Guardanapos Antes de escolher a toalha que irá cobrir a mesa, proteja-a com um resguardo: para além de salvaguardar a mesa de travessas quentes e vinho entornado, vai manter a toalha lisa e fixa, ajudando ainda a disfarçar os barulhos causados pelo “tintilar” de pratos, talheres e copos.

Quando escolher a cor da toalha de mesa, tenha em consideração a temática do seu convívio ou a ocasião que se vai celebrar. O branco é um clássico que permitirá brincar com outros apontamentos de cor, seja os guardanapos, seja os copos; enquanto uma toalha verde, por exemplo, pode ser perfeita para um almoço de Verão entre amigos. Se vai utilizar louça com motivos, escolha uma toalha lisa e vice-versa, se não, o resultado será uma mesa demasiada ruidosa!

Se quiser mesmo inovar, esqueça a toalha e decore a mesa apenas com individuais ou então com um “runner” ou “corre-mesa” que, atravessado de um lado ao outro, dá para duas pessoas.

Certifique-se que a toalha é adequada às dimensões da sua mesa, com 25 a 30 cm de tecido para cada lado. Uma toalha curta, que ainda por cima revela o seu resguardo de mesa, pode estragar a mais espectacular das decorações! E uma toalha demasiada cumprida pode entalar pés e levar tudo ao chão num instante!

Existem mil e uma formas de apresentar os seus guardanapos – sejam de pano ou de papel (onde a variedade de cores e motivos é surpreendente!). Faça uma pesquisa na Internet e aprenda com os especialistas as dobras mais simples ou mais exuberantes, para surpreender os seus convidados!

Entre pratos e coposUm serviço de louça branco é intemporal e pode ser conjugado com tudo e mais alguma coisa, cores incluídas! Os motivos coloridos podem incluir pormenores como os marcadores de lugar, os marcadores de copos, os guardanapos ou as suas argolas. Se preferir uma mesa mais elegante e minimalista, saiba que o ouro ou a prata reflectem o branco, emprestando uma luminosidade excepcional à decoração da mesa. Por outro lado, um serviço estampado ou com padrões engraçados pode ser o mote de toda a decoração. Encontre o equilíbrio perfeito!

Os marcadores ajudam a manter a decoração e a classe de uma mesa posta entre os diferentes pratos, para além de proteger a toalha contra nódoas indesejadas!

A ideia é que os convidados se sintam bem-vindos e não assustados com a quantidade de cutelaria que vêem em cima da mesa, por isso, não coloque mais do que três talheres de cada lado do prato – no lado direito, de dentro para fora: faca para carne, faca para peixe, faca para aperitivos; no lado esquerdo, de dentro para fora: garfo para carne, garfo para peixe, garfo para aperitivos. Não se esqueça que as facas devem estar sempre voltadas para o prato e não para as mãos dos convidados! Os talheres de sobremesa são colocados no topo do prato, voltados em direcções opostas. Se tiver pouco espaço, pode sempre trazer os talheres da sobremesa aquando da mesma, ou seja, se tiver de escolher entre estes e um centro de mesa, escolha o centro de mesa!

Os copos são colocados do lado direito, acima das facas, na seguinte ordem: copo para água, para vinho tinto, para vinho branco e para champanhe. Para brindes excepcionais, misture copos de cristal com copos coloridos ou então copos de pé com copos baixos para uma mesa irreverente.

Aproveite ainda as peças “suplentes” do seu serviço para servirem de vaso para as flores do seu jardim ou para encher de fruta e fazer um belo centro de mesa.

Iluminar com velasIlumine a sua mesa com as intemporais velas – de todos os feitios e tamanhos, haverá certamente o modelo perfeito para qualquer mesa, para qualquer festa temática. Castiçais altos ou baixos, vários ou apenas um em tamanho grande, e está montado um cenário clássico que vai emprestar à mesa um ambiente mais íntimo e aconchegante.

Por outro lado, se quiser fugir um pouco dos seus “velhinhos” castiçais, ponha em prática outras sugestões que também vão ser um mimo para a sua mesa: recorra a pequenos potes individuais com velas tealight – em vidro ou barro, por exemplo – e coloque um para cada convidado. Estes podem ainda servir de marcador, se elaborar pequenas etiquetas com os nomes dos convidados, para afixar aos potes!

Encha um recipiente baixo com água e coloque pequenas velas a flutuar. Para dar mais vida a este “arranjo” que pode bem ser o centro de mesa, adicione pétalas ou, e se o recipiente for transparente, tinja a água com uma cor que combine com a restante decoração.

Vista as suas velas mais simples, colocando-as dentro de copos ou jarras bonitas ou envolvendo-as com restos de tecido ou de papel de parede.

Flores, flores e mais flores As flores trazem vida a tudo e são rainhas em qualquer mesa que se quer bem decorada! Independentemente do arranjo, o ideal é que combine com o restante ambiente criado e tenha o cuidado de não escolher flores com fragrâncias muito fortes, irão interferir com os aromas do vinho e da comida.

Para assegurar a simetria visual da mesa, não se aconselham arranjos florais redondos para mesas rectangulares e vice-versa; os arranjos florais quadrados e rectangulares não são os ideias para mesas redondas.

Pode mandar fazer o arranjo numa florista, levando de casa o vaso que pretende colocar no centro da mesa ou então comprar flores avulsas (mais económico!) e fazer o seu próprio arranjo floral – não é tão difícil como possa parecer e grande parte da diversão está no experimentar!

Em alternativa, adquira (ou faça você mesmo!) um pequeno pote de flores para cada convidado, com o seu nome escrito no vaso ou num cartão com um desenho alusivo à temática – um mimo que podem levar consigo no fim da noite!

Não tem espaço na mesa para colocar um arranjo floral? Espalhe pétalas pela mesa ou coloque uma rosa ou tulipa no lugar de cada convidado – o efeito é igualmente belo!

Centro das atenções As atenções vão rapidamente convergir para o centro de mesa e, como os convidados adoram novidades, dê-lhes mais um tema de conversa! O centro de mesa pode ser um tradicional arranjo floral – minimalista ou espampanante – pode ser uma simples planta ou um jogo de velas como foi mencionado acima. Mas também pode ser muito mais…

Vá buscar inspiração à temática da festa, à ocasião que se celebra ou à lista dos convidados e marque a diferença! Porque não um centro de mesa comestível? Ou uma taça com vegetais ou frutas (limões, laranjas, maças, cenouras, castanhas…) cujas formas e cores distintas proporcionarão à mesa um visual muito original? Vai juntar os amigos num jantar pós-férias? Porque não uma taça de vidro com areia e conchas? Se for um almoço natalício, basta juntar algumas bolas decorativas num cesto e na Páscoa substitua as bolas por ovos pintados por si! Ainda não está inspirado? Vá ao seu quintal, escolha algumas pedras, ramos ou folhas de árvores (se for Outono tanto melhor!) e voilá!

O centro das atenções não tem necessariamente de ser no centro da mesa, pode colocá-lo numa das suas pontas se achar que fica melhor (e até se lhe der mais jeito!) ou então um centro em cada extremidade da mesa – veja o que se adequa!

No fundo, um centro de mesa bem conseguido pode ser o resumo de toda a temática festiva, no entanto, também aqui existe uma regra de ouro: o centro de mesa não pode tapar a linha de visão dos convidados, nem dificultar o acesso à comida e às bebidas!

Outras surpresas A melhor parte de pôr a mesa é decorá-la e nesta matéria não há limites! São os pequenos detalhes que os seus convidados vão levar como verdadeiras recordações da sua festa, por isso, não tenha receio de inovar!

Se vai dar um jantar para amigos de fora, coloque em cima dos seus pratos um pequeno presente alusivo à sua região ou país. Uma reunião com amigos de infância pode ser ainda mais divertido se encher algumas jarras de vidro com rebuçados, chocolates e outras guloseimas desses tempos, ou então uma moldura grande ou um quadro de cortiça duplo que dê para encher de fotografias vossas (aí estão algumas ideias originais para o centro de mesa!).

Se optar por um buffet coloque, ao lado de cada prato, um pequeno bilhete que identifique cada alimento. Para facilitar o pegar de tudo o que o seu convidado precisa para se alimentar, ate os talheres com uma fita de seda em conjuntos de três (faca, garfo e colher) e disponha tudo num bonito cesto. Para não haver trocas de copos, compre números autocolantes e coloque um em cada copo, alertando os seus convidados para este “sistema” muito original!

Se a refeição vai ser servida no exterior – no terraço ou jardim – utilize pequenas pedras decorativas onde, para além de escrever o nome do convidado, indicando onde cada um se vai sentar – é excelente para “segurar” o guardanapo em cima da mesa… especialmente se estiver vento! Para completar o look, espalhe mais algumas pedras ao longo de toda a mesa.

Se quiser impressionar num jantar de Natal com toda a família, compre pequenos passepartouts que, para além de marcar o lugar de cada convidado à mesa, é uma prenda que podem levar consigo.

Personalize qualquer mesa e qualquer refeição com ementas que pode elaborar e imprimir no seu próprio computador! Escolha entre uma ementa grande, como nos restaurantes, a integrar ou a servir de centro de mesa, ou então uma ementa para cada pessoa, criativamente enrolada com o guardanapo ou a servir de argola do próprio. Os convidados adoram saber o que vai ser servido e este será mais um tema de conversa, principalmente no regresso a casa!

Mesmo que organize um simples chá das cinco para as amigas, esmere-se! Imprima pequenos cartões com o nome de cada uma (ou se a sua caligrafia for bonita, faça à mão!) e recorte uma pequena abertura onde vai encaixar um botão de rosa; ou então prepare pequenos saquinhos com diferentes variedades de chá para cada uma levar consigo.

Se houver crianças entre os convidados, prepare uma mesa especialmente pensada para elas. Pode ser ao lado dos adultos ou na cozinha para haver mais sossego! E para que não se preocupe com louça ou copos partidos (e crianças a chorar!) compre um conjunto de peças descartáveis (pratos, copos, talheres, marcadores, guardanapos…) alusivos à personagem infantil mais in do momento! Em adição ou em alternativa, “confeccione” a toalha de mesa com folhas de papel grandes e coloque um cesto com lápis de cera e autocolantes no centro para as crianças decorarem a mesa enquanto comem ou para se entreterem no fim da refeição.

Aprenda a preparar as roupas de cama para a chegada do inverno

Depois de meses de calor, de repente a temperatura baixa e quando você vai tirar as cobertas do armário está aquele cheiro de guardado, aí vem espirros, desconforto e até o sono sai perdendo. Quem tem rinite ou bronquite sofre o dobro. O problema é que no inverno, cresce o número de casos de alergias respiratórias, típicas dos dias frios. Os principais sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele. Os causadores dessas alergias variam muito, podendo ser alimentos, tecidos, pelos ou penas de animais, poeira, mofo e até o pólen das flores.




Durante a estação fria, os mais comuns são o mofo e a poeira. Segundo Jaime Rocha, infectologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/ DASA, a primeira providência é descobrir a fonte da alergia, que deve ser diagnosticada por um médico especialista. Depois, é preciso encontrar meios de ficar longe do agente causador das alergias. Rocha lembra que os tratamentos devem ser sempre prescritos por médicos, e podem incluir remédios anti-alérgicos, cortisona, dentre outros.





O especialista também reforça que a alergia é uma "resposta imunológica exagerada", isto é, ocorre quando nosso organismo reage com exagero a alguma substância estranha. É por isso que se prevenir é tão importante. E tudo começa com a limpeza do ambiente em que você vive. A seguir, nós mostramos como deixar o seu quarto e as roupas de cama um brinco.



Quarto: os males da cama





Eles podem reunir ácaros, poeira e até células mortas do corpo. Quando mal conservados, os travesseiros, colchões e cobertas são verdadeiros depósitos de micro-organismos, causadores de alergias. Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade dessas partículas alojadas no local. Segundo a especialista, colchões e travesseiros de quem já tem pré-disposição para alergias precisam ainda mais de cuidados. "O ideal seria lavar as roupas de cama com frequência e colocar o colchão, travesseiros e edredons para tomar sol", explica a pediatra Elza Yamada.



Proteja seu quarto da poeira





Para evitar as alergias, basta adotar hábitos simples, como:

- Manter o quarto sempre arejado e ensolarado;

- Forrar colchão e travesseiro com capa impermeável;

- Lavar e trocar fronhas, lençol e outras peças com bastante frequência

- Cobertores devem ser substituídos por edredons que possam ser lavados quinzenalmente;

- Limpar a mobília do quarto com pano úmido com frequência superior a uma vez por semana;

- Limpar persianas com pano úmido ou em caso de cortinas de tecido leve, lave-as a cada 15 dias no máximo;

- Aspirar cortinas, tapetes e carpetes

- Evitar que animais que soltem pelos, como cães e gatos, fiquem no ambiente, principalmente na cama.

- Não fumar dentro do quarto;

- Evitar deixar no quarto objetos que acumulem poeira como livros, revistas, brinquedos de pelúcia, caixas e quadros;

- Evitar cheiros fortes como de tintas, solventes, inseticidas e produtos de limpeza.